Seja bem-vindo
Salvador,09/09/2024

    • A +
    • A -

    Joe Biden desiste da reeleição nos EUA

    Presidente dos EUA anuncia decisão após pressões e mau desempenho em debate.


    Joe Biden desiste da reeleição nos EUA Presidente dos EUA, Joe Biden (Foto: Nathan Howard/Reuters)

    Joe Biden, atual presidente dos Estados Unidos, anunciou neste domingo (21) que não buscará a reeleição. A decisão foi divulgada em um comunicado oficial no X (antigo Twitter). Biden afirmou que irá cumprir seu mandato até janeiro de 2025, priorizando os deveres presidenciais restantes.

    Biden mencionou que foi uma honra servir como presidente, mas destacou que, diante das circunstâncias, é melhor para seu partido e o país que ele se concentre no final de seu mandato. A decisão segue pressões do Partido Democrata e parte do eleitorado, especialmente após um fraco desempenho no debate contra Donald Trump em junho, onde sua aptidão foi questionada.

    “Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, escreveu Biden.


    Pronunciamento de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, publicado na rede social X. Foto: Reprodução/ Rede Social X

    Até recentemente, Biden resistia à pressão de desistir. Ele deu entrevistas, reuniu-se com governadores democratas e negou alegações de declínio cognitivo e físico. Contudo, nos últimos dias, figuras importantes como Barack Obama e Nancy Pelosi demonstraram insegurança quanto às chances de Biden na eleição.
    Pelosi disse a Biden que ele não venceria, enquanto Obama expressou receio sobre a candidatura do atual presidente. Biden, diagnosticado com Covid-19 na quarta-feira (17), está em isolamento e, segundo a imprensa, refletiu sobre sua candidatura durante esse período.


    Impacto no Partido Democrata

    A desistência de Biden coloca o Partido Democrata em um dilema sobre quem irá substituí-lo na corrida presidencial. Figuras como Kamala Harris, a vice-presidente, são consideradas fortes candidatas, mas o partido ainda precisa se unir em torno de um novo nome.


    Reações políticas e públicas

    A decisão de Biden gerou diversas reações políticas e públicas. Muitos democratas expressaram alívio, considerando as preocupações sobre sua idade e capacidade cognitiva. Por outro lado, alguns apoiadores sentiram decepção, acreditando na continuidade de seu trabalho.

    Biden destacou as conquistas de seu governo, como a economia fortalecida, investimentos históricos, e a aprovação da legislação climática significativa. Afirmou que a América está bem posicionada para liderar globalmente.


    Debate decisivo

    No debate de junho, Biden apresentou voz rouca, pouco entusiasmo e hesitou em diversos momentos, enquanto Trump foi assertivo. Esse desempenho gerou dúvidas sobre a capacidade de Biden para mais um mandato. A má performance foi o “início do fim” para Biden, de 81 anos, levando a uma crise dentro do Partido Democrata.

    Próximos passos

    Biden deve fazer um discurso detalhado à nação ainda esta semana para explicar sua decisão e os planos para o restante de seu mandato. Enquanto isso, o Partido Democrata deve iniciar o processo para escolher um novo candidato para a eleição de 2024.

    Publicidade



    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.