Aumento de casos de Febre Oropouche na Bahia: 839 diagnósticos e dois óbitos confirmados
Crescimento alarmante de casos e primeiros óbitos no mundo elevam alerta sanitário na região
A Bahia registra uma preocupante alta nos casos de Febre Oropouche, com 839 diagnósticos confirmados até 29 de julho de 2024, segundo o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). A situação é especialmente grave, pois se trata dos primeiros casos fatais registrados globalmente da doença, que já causou duas mortes no estado.
Para receber informações atualizadas em primeira mão, inscreva-se no canal do InstantBA no WhatsApp clicando aqui.
Os óbitos foram validados pelo Ministério da Saúde (MS) na última quinta-feira (25), após investigações conduzidas pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). As vítimas, duas jovens de 24 e 21 anos, residiam em Valença e Camamu, respectivamente, e não apresentavam comorbidades. Ambas desenvolveram sintomas severos após um início abrupto de febre, dor de cabeça, dor retro-orbital e mialgia, progredindo rapidamente para sintomas mais graves como dor abdominal, sangramentos e hipotensão.
A Sesab, em constante diálogo com o MS, intensificou a vigilância epidemiológica desde o surgimento dos primeiros casos. Em reunião recente, no dia 23 de julho, foram apresentados dados detalhados que ajudaram na confirmação dos óbitos pela Febre Oropouche.
COMENTÁRIOS