Operação Hegemonia desarticula facções criminosas no Presídio de Itabuna
Ação conjunta interrompe comando de crimes realizados por líderes de facções de dentro da prisão.
Uma operação conjunta, denominada "Operação Hegemonia", foi deflagrada nesta quinta-feira (22) no Presídio de Itabuna, Bahia, com o objetivo de desarticular lideranças de facções criminosas que comandavam crimes de homicídio e tráfico de drogas diretamente de dentro da unidade prisional. A ação foi um esforço conjunto entre cerca de 100 policiais civis, militares e penais, além de dois promotores de Justiça.
As investigações apontam que os líderes dessas facções, mesmo encarcerados, exerciam forte influência sobre atividades criminosas em Itabuna e região sudoeste da Bahia, promovendo violência e insegurança. Durante a operação, foram realizadas buscas e apreensões em celas dos detentos identificados como líderes das organizações criminosas, visando interromper a comunicação e o controle que esses indivíduos mantinham sobre suas facções.
Foto: Divulgação/MP-BA
A operação foi articulada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio dos Centros de Apoio Operacional de Segurança Pública (Ceosp) e Criminal (Caocrim), em parceria com as Secretarias de Administração Penitenciária (Seap) e Segurança Pública (SSP). A ação contou com a participação dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e de Atuação Especial na Execução Penal (Gaep) do MP, além do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop) da Seap, da Cipe Cacaueira, da Polícia Militar e Civil, e da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP).
Receba as notícias mais importantes diretamente no seu WhatsApp! Inscreva-se no canal do InstantBA clicando aqui e fique por dentro de tudo.
COMENTÁRIOS