Estudante do IFBA - Santo Amaro é excluído de transporte escolar após apoiar candidato de oposição
Secretário municipal corta transporte de jovem de 16 anos, que expressou apoio a candidato adversário da atual prefeita de São Sebastião do Passé.
Um estudante do Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus Santo Amaro, no Recôncavo baiano, teve o seu direito ao transporte escolar suspenso por motivos políticos. Elias Chagas, 16 anos, morador do distrito de Nazaré de Jacuípe, em São Sebastião do Passé, Região Metropolitana de Salvador, está há 30 dias sem o transporte escolar fornecido pela prefeitura. De acordo com o site Notícias da Bahia, o corte ocorreu após o jovem expressar nas redes sociais sua preferência pelo candidato de oposição, Ângelo Santana (PT), contra a atual prefeita Nilza da Mata (PSD).
O secretário municipal de Infraestrutura e filho da prefeita, Carmerindo Santana, conhecido como Cacau da Mata, foi o responsável pela decisão de interromper o transporte. Desde então, Elias precisou utilizar uma motocicleta para percorrer os 25 quilômetros de sua casa até a unidade escolar. "Eu não poderia nem ter faltado hoje porque tinha atividade avaliativa. Vou ter que pedir um requerimento e justificar minha falta para fazer avaliação semana que vem", desabafou o estudante, que, por conta das chuvas intensas, faltou às aulas nesta sexta-feira (30).
Antes do corte, o veículo contratado pela prefeitura realizava o transporte de Elias e de outros 26 estudantes do IFBA - Santo Amaro, começando na sede do município e fazendo paradas em Maracangalha e Nazaré de Jacuípe antes de seguir para Santo Amaro. "Como já venho explicando o motivo que venho faltando, pela falta de transporte e por conta das chuvas hoje, os professores me liberam para eu fazer a avaliação", relatou o jovem.
A situação gerou indignação entre os moradores locais, que acusam a gestão municipal de usar o transporte público para beneficiar aliados políticos e prejudicar adversários. O caso de Elias ganhou destaque na cidade e nas redes sociais, com apelos para que a prefeitura reverta a decisão.
📲 Inscreva-se no canal do InstantBA no WhatsApp: clique aqui.
COMENTÁRIOS