Ministério da Saúde e Governo da Bahia assinam acordo para digitalizar prontuários do SUS
Parceria com o governo baiano busca modernizar o atendimento e integrar dados de saúde em todo o estado.
O Ministério da Saúde e o governo da Bahia deram um passo decisivo para a modernização dos serviços do SUS no estado. Em uma cerimônia realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, na última sexta-feira (30), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinaram um protocolo de intenções para fortalecer a saúde digital por meio da integração da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) com o Sistema de Gestão Hospitalar AGHUse.
O protocolo de intenções tem como objetivo integrar informações de saúde de maneira mais eficiente, permitindo que profissionais acessem dados como registros clínicos, vacinação e medicamentos de qualquer ponto da rede, agilizando o atendimento. "O SUS será reconstruído com qualidade, utilizando a tecnologia. O que ainda não estava totalmente integrado, agora será colocado a serviço de um sistema que, além de universal, deve pautar-se pelo cuidado integral à saúde", afirmou a ministra Nísia Trindade durante o evento.
Transformação digital da saúde na Bahia
Essa ação marca uma nova fase do SUS Digital, com a implementação de prontuários eletrônicos nas unidades especializadas, facilitando o compartilhamento de informações e promovendo uma gestão mais eficiente. A medida visa, além de integrar as informações dos pacientes, promover ações conjuntas para avançar na implementação do prontuário eletrônico da atenção especializada.
A Secretaria de Saúde da Bahia tem apoiado a implantação do AGHUse nas suas unidades de saúde, promovendo a disseminação de boas práticas e melhoria na gestão hospitalar. O sistema AGHUse, adotado por diversas instituições no Brasil, se destaca por ser um software gratuito, de código aberto, que facilita a integração e eficiência na gestão da saúde pública.
Não perca as próximas notícias! Inscreva-se no canal do InstantBA no WhatsApp e receba as informações em primeira mão: Clique aqui.
COMENTÁRIOS